Bio

Nem deu tempo da poeira assentar. A JBS acaba de oficializar sua desfiliação dos quadros da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) aprofundando ainda mais a crise iniciada em maio passado. Esse novo desfalque acontece apenas um dia depois da saída da Bio Óleo, da Cooperfeliz e – surpreendentemente – da Petrobras Biocombustíveis.

Além de ser a nona usina que mais produziu biodiesel no Brasil, a JBS é a maior processadora de carnes do planeta e a terceira maior companhia privada brasileira. Essas credenciais fazem essa perda ser particularmente significativa.

A companhia possui uma usina no município paulista de Lins com capacidade autorizada de 201,7 milhões de litros de biodiesel por ano. Recentemente a JBS encerrou as atividades da usina de 36 milhões de litros na cidade de Colider (MT) que havia passado para sua propriedade quando ela adquiriu a Bertin. A Bertin, por sua vez, havia adquirido a unidade de Colíder da CLV.

Com a saída da JBS, a Ubrabio já perdeu 20 associadas desde o racha da entidade em maio passado. A CLV continua como associada da entidade.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Veja mais